quinta-feira, 31 de julho de 2008

Heloísa de Paráclito


Nasceu em Paris em 1101, em uma família riquíssima, foi educada por seu tio, e desde muito cedo mostrou talento para a vida intelectual. Completou o estudo das artes liberais (gramática, astronomia, geometria...), as que se ensinavam nas faculdades, e as que as mulheres tinham pouco acesso. Fulberto, seu tio, pediu ao filosofo e teólogo Pedro Abelardo que dava aulas de filosofia a sua sobrinha, para completar sua formação, e logo aceitou.
Heloísa tinha 16 anos e Abelardo tinha 38, e logo surgiu um amor forte e apaixonado entre os dois. Suas relações escondidas duraram 2 anos até que ela ficou grávida e ai surgiu o escândalo, já que Abelardo era casado. Foram a Bretanha, a casa da família de Abelardo, onde Heloísa ficou até dar a luz. Abelardo foi a Paris para enfrentar suas responsabilidades e encontrou um furioso Fulberto, e ofereceu casar-se com ela, porém em segredo, pois já o era casado em público, e se desquitasse perderia a licença de filosofia.
Devido a convivência de um casal não casado, os escândalos continuaram, Fulberto separou Heloísa de Abelardo, e os proibiu de se encontrarem. Porém de nada isso adiantou, escaparam e voltaram a se ver. Heloísa ficou no convento onde havia sido educada, e as constantes visitas de Abelardo provocaram um escândalo maior: a profanação de um lugar sagrado perante um ato ilícito.
Este fato fez com que Fulberto perdesse o controle, e mandou dois capatazes para castrar Abelardo. No outro dia, já conhecido o atentado, toda Paris desfilou ante Abelardo por sua sorte. O Rei mandou castigar Fulberto, tomando alguma de suas propriedades. Abelardo se convenceu que Deus o havia castigado por pecar, e decidiu se tornar monge. Mas para ele, tinha que divorciar-se e convencer a Heloísa se torne freira em um convento.
Depois de convencer Heloísa, só faltava decidir quem ficava com o filho, e finalmente entregaram-no a irmã de Abelardo, que o criou em
Bretanha. Feito isso, Abelardo seguiu em seu monastério em Saint Denis, e Heloísa em Argenteuil em 1118.
Abelardo morreu 1142 e Heloísa em 1164.
Depois de se separarem nunca mais se viram, porém trocaram cartas, e elas mostram que nunca deixaram de se amar.

Nenhum comentário: